II Caminhos para Empresa Familiar na crise provocada pelo COVID-19

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III Caminhos para Empresa Familiar na crise provocada pelo COVID-19
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Para caminhar um novo caminho é indispensável dar o primeiro passo! Vamos à AÇÃO!

É o momento de encontrar respostas para o enfrentamento da crise gerada pelo COVID 19. O primeiro passo é preparar e gerenciar a continuidade dos seus negócios. O segundo recuperar as áreas críticas com ações para viabilizar a retomada do seu negócio e, o terceiro, sustentar suas ações para planejar a volta à normalidade em um novo cenário econômico.[1]

Com uma visão geral de negócios seguem dicas de como se preparar e gerenciar os impactos desta crise em relação à áreas de grande impacto nas atividades empresariais.

  • Governança – (i) criar um Comitê para alinhamento entre sócios, administradores, equipe e familiares para encontrar ações consistentes que possam responder, recuperar, sustentar e manter os negócios; (ii) promover uma análise profunda para identificar necessidades específicas e pontos cruciais como estratégias para aumentar o faturamento, redução de custos, maximização da utilização de ativos, criação de soluções digitais e de estruturas e regras de governança.

 

  • Pessoas – (i) avaliar os pontos críticos das relações trabalhistas [2] considerando as alterações introduzidas pelas medidas do Governo Federal; (ii) estabelecer ações e regras para o acompanhamento das necessidades de saúde de seus colaboradores/empregados; (iii) criar condições de trabalho que favoreçam o distanciamento, como home office; (iv) rever suas políticas de viagens e reuniões presenciais priorizando apenas as indispensáveis; (v) elaborar plano de sucessão de suas principais lideranças para casos de afastamento temporário ou permanente.

 

  • Impactos Financeiros – (i) elaborar uma avaliação pormenorizada e detalhada de seus custos e despesas operacionais, com objetivo de encontrar possibilidades de diminuição; (ii) concentre-se em administrar e manter seu capital de giro elaborando planos de contingência para sua produção e fornecimento, negociando com os fornecedores mais importantes e com fornecedores alternativos; interagindo com seus clientes e todos que façam parte da sua cadeia de produção; (iii) mais do que nunca faça seu planejamento tributário, avalie as condições específicas definidas para o momento quanto à possibilidade de suspender, adiar ou reduzir seus custos tributários; (iv) avalie também condições especiais para financiamentos de curto prazo; (v) entenda o que é e como uma situação de força maior pode impactar suas obrigações contratuais e favorecer renegociações.

 

  • Produção – (i) identifique os forneedores estratégicos e os mais vulneráveis financeiramente; (ii) faça um levantamento de seus estoques matérias-primas, embalagens, materiais e serviços essenciais para o seu negócio; (iii) otimize a utilização de seus ativos, seja revendo estratégias de logística para o transporte de cargas com foco em uma possível redução de custos, seja realocando profissionais especilizados para pontos críticos de seu negócio.

 

  • Clientes e Receitas – (i) tenha uma estratégia de comunicação clara e consistente com seus clientes e funcionários que lidam diretamente com eles, sobre as medidas adotadas para garantir a continuidade dos negócios; (ii) priorize os clientes mais representativos do seu faturamento reforçando suas relações através de programs de recompensa, apoio comercial e condições especiais, dentro de suas possibilidades; (iii) reavalie a experiência do seu consumidor nesse período para adaptar sua estratégia, especialmente quanto aos canais físicos e digitais de compra; (iv) considere possibilidades de diversificação de suas atividades, produtos e até do seu modelo de negócio.

 

  • Tecnologia da Informaçãois – não temos como negar o destaque da área perante essa crise e sua estreita relação com todas as demais, portanto (i) avalie e reconsidere a utilização de ferramentas colaborativas para acesso e trabalho remoto; (ii) crie ou reforce seus canais digitais de venda e comunicação com clientes; (iii) reavalie sua infraestrutura de tecnologia da informação para atender às novas exigências de segurança, tráfego, utilização, autenticação e capacidade da sua rede, além de considerar seus parceiros.

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Abraços e seguimos.

Juliane Fantinatti